sábado, 22 de novembro de 2008

Reflexão

"Queremos um mundo melhor para os nossos filhos, mas para isso precisamos dar filhos melhores para o mundo."

Li essa frase hoje no orkut de uma amiga. E me fez parar pra pensar alguns instantes.

Não entendia quando era criança e diziam que o futuro estava em nossas mãos. Achava uma responsabilidade muito grande, e eu, sempre tomada por preocupações, ficava um pouco mais assombrada. Só para ilustrar um pouco da minha personalidade, lembro de ter nove anos e me ocorrer a seguinte idéia: "já tenho 9 anos e ainda não fiz nada da minha vida"! O que eu poderia ter feito com essa idade?

Na verdade, o futuro está em nossas mãos, os educadores. O tipo de futuro que desejamos para nós e nossas famílias, amigos, para todos, depende do amor que depositamos em nossas crianças. Tudo passa pelo amor... O amor que nos faz aninhar um bebê na barriga e nos braços, acordar à noite para alimentá-lo, dar muito beijo e dizer todos os nãos necessários para que aprendam que não são os donos do mundo. Digamos que fazemos parte de uma cooperativa em que cada um tem um pedacinho para ocupar e cuidar, enquanto inquilinos.

Amor para incentivar e elogiar todas as pequenas conquistas e cobrar sempre muito, muito empenho. Para ensinar a dividir, começando em casa, com os irmãos e dali para o mundo...

E mais tarde, que eles possam entender que a gente erra muito... Mas sempre pode recomeçar.

Nenhum comentário: