quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Como mutante

No fundo sempre sozinho...
Não, não é bem assim.Sempre me senti só. Filha única, tímida, poucos amigos, família pequena. Introspectiva, um mundo interior tão cheio de inquietações, somente minhas. É certo que o tempo fez com que eu me abrisse um pouco, mas só um pouco.

Cresci católica, mas me descobri espírita na idade adulta, religião que me respondeu várias indagações. Certa vez fui a uma festa de crianças em um centro de umbanda; não gosto muito dessa linha, mas respeito, e não recusei o convite que me foi feito. Nesta época andava sentindo umas dores no peito, o que me angustiava (ou a angústia me dava dores no peito?), mas relutava em procurar um especialista. Já haviam me dito que nesse centro o passe era diferente, interessante, e que eu não deveria deixar de experimentá-lo.

Ok, lá fui eu. O centro era num lugar bem bonito, como um sítio, e o passe era em grupo, em uma cabaninha. Podiam ir seis pessoas por vez, três de um lado e três do outro, de frente umas para as outras. O passe era demorado, tinha todo um ritual. O médium fumava um tipo de cachimbo e usava umas folhas como as de bananeira que ele passava na gente, provavelmente para purificação. Depois de algumas palavras em oração, encheu uma cuia com água que todos teríamos de beber. Nessa hora minha concentração foi pro brejo, fiquei pensando quantas bocas teriam passado por ali... Prestei bastante atenção onde minha mãe botou a boca para beber no mesmo local, pelo menos a "baba" era familiar. Quando o médium veio a mim pela última vez com aquelas folhagens, passando pelo meu corpo, senti um alívio imenso, uma paz, uma sensação de um grande peso sendo tirado de dentro de mim... Não sei o que aquele homem fez, mas suas vibrações positivas me libertaram da angústia, da dor no peito. Me levantei alguns quilos mais leve, pronta para sair daquela cabana diferente do modo que entrei, e quando os outros já haviam saído, ele me parou, deu um abraço carinhoso, me olhou lá dentro dos olhos de uma forma doce, e disse:
- Filha, você se sente muito só, não é? Mas isso não é verdade, tem sempre alguém perto de você...

Senti uma imensa vontade de chorar pela compreensão que senti naquele homem... Que sina bonita a sua, aliviar o sofrimento de outros...

E é isso... No fundo, NUNCA sozinho!

2 comentários:

Lilly disse...

Vou criar uma polêmica agora: é bom saber que não estamos sozinhos nesse contexto q vc descreveu. Mas tb é bom lembrarmos sempre que nascemos e morremos sozinhos. Pois isso é o q mantém o nosso amor-próprio. Qdo esquecemos disso, aí é que começamos a agradar mais aos outros do que à gente mesmo e tb nos tornamos infelizes...

Polêmicas a parte, a estória é impressionante. Dessas coisas que não se explicam. Até me arrepiou...

Bjos!

Cacau! disse...

Assino embaixo! Nascer e morrer são experiências igualmente traumáticas e que vivenciamos na maior solidão...