segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Que médico é esse...

Tem coisas que só acontecem comigo.

Estava na 24ª semana de gestação em um churrasco na casa de amigos em Itaipu. Tive a infeliz idéia de segurar no colo uma amiguinha da minha filha, que foi prontamente retirada de mim por meu marido, com um olhar de repreensão. Até aí tudo bem, não senti o esforço, e continuamos por lá, as crianças se divertindo na piscina.

No fim da tarde quando fui ao banheiro notei uma mancha de sangue escuro na calcinha. Imediatamente falei com meu marido e viemos embora. No caminho consegui falar com a obstetra, que pediu que eu fosse pra emergência da Perinatal e a mantivesse informada.

Chegando lá ainda tivemos que esperar um bocado, acho que tinha muita gente na minha frente e apenas um obstetra atendendo. Já estava bem estressada quando me chama um médico, digamos, 1,80m x 1,80m , ou seja, com uma circunferência abdominal no mínimo preocupante. Me faz entrar no consultório e indaga qual o problema.
- Estou na 24ª semana de gestação, tive um sangramento e a ginecologista me mandou pra cá.
- E ela quer que eu faça o quê?
- ???
- Ela te mandou aqui pra quê?
- Pro senhor me examinar, imagino...
- Você quer que eu faça o quê, toque, ultrassom?
- O senhor não sabe?

Caramba, quem era o médico? Eu que tinha que saber o que fazer com uma gestante com sangramento?
- Tá bom, vamos fazer um ultrassom.

Me encaminha para a mesa de exame, eu e meu marido já ressabiados. Olha minha filha na tela:
- Bebê se mexendo, bebê saudável. Já sabe o sexo?
Mais aliviada ao ver minha filha bastante animada no monitor, respondo:
- Sei, é menina!
- Nossa, que xerecão!

Não sou exatamente pudica, mas comentários desse tipo vindos de um desconhecido me fazem corar dos pés a cabeça. Logo imaginei se a menina teria alguma pererecomegalia.

Bem, criança saudável, hora das últimas recomendações.
- O senhor acha que eu devo fazer repouso?
- Você faz rafting?
- Não...
- Rapel?
- Também não.
Ficou me olhando em silêncio com cara de paspalho, como quem diz: "se manda, minha filha, não vai rolar atestado!"
Achei melhor pegar meu marido, filha e barriga e sair dali antes que não resistisse ao ímpeto de verbalizar as coisinhas pouco educadas que estavam me ocorrendo no momento.

Puxa, não quer brincar, não desce pro play! Se não gosta de trabalhar final-de-semana, vai ser bancário!

Ah, antes que eu me esqueça: a menina não tem pererecomegalia! (É claro que eu verifiquei...)

7 comentários:

Anônimo disse...

a minha cunhada ja tinha me falado do atendimento de emergencia da perinatal, ate me disse pra nao ter bebe la...

Cacau! disse...

A emergência me decepcionou mesmo... Mas o parto é tranquilo, é com seu médico,né?

Anônimo disse...

com certeza! eu tb tive bebe la e nao tive problemas mas minha cunhada disse que nao volta la de jeito nenhum...

Cacau! disse...

Deve ter suas razões...

Lilly disse...

Meu Deus, que raiva desse médico!!!!

Cacau! disse...

Ih, eu tenho cada história de médico...

Anônimo disse...

e os medicos la em Natal? precisei, varias vezes, levar gabriel em emergencia la. Um caos! Sabe como eles receitam remedio? de boca, nao escrevem nada! Voce que se vire pra guardar as informacoes...o melhor atendimento que tive la foi no hosp da marinha quando a criaturinha abriu a cabeca!