quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Humilhação

Estou morando numa rua bem tranquila. Depois de um ano e meio por aqui presenciei o primeiro ato de violência. Estava em meu quarto com a pequena quando de repente ouço, vindo da rua:
- Pega ladrão!

Fui para a janela a tempo de ver uma senhorinha, cabecinha branca, correndo a passos curtos e gritar:
- Minha bolsa, levou minha bolsa, cadê o segurança?
Temos seguranças na rua; são poucos, pagos pelos moradores, pequena minoria. Os que não pagam ainda se acham no direito de cobrar sua atuação.

Meu prédio fica numa curva, ela andou mais um pouco e saiu do meu campo de visão. Vi uma outra senhora chegar dizendo ter encontrado a bolsa, provavelmente deixada para trás pelo ladrão.

Ficou aquele zum-zum-zum, apareceram mais uns senhores, o segurança, todos falando ao mesmo tempo. Mais um pouco e chega um rapaz, trazido por alguns homens, acusado pelo roubo.
- Eu trabalho na padaria, estava passando, não roubei nada!

Fica aquela confusão, um querendo falar mais alto que o outro enquanto que o suposto assaltante fica ali observando, cotovelo apoiado sobre um carro estacionado, soltinho da silva. Fiquei pensando que se fosse realmente culpado já teria "metido o pé". E é o que ele diz em seguida.
- Vocês acham que se eu tivesse roubado alguma coisa estaria aqui esperando?
Acho que não, pensei.

Passados alguns minutos chega um PM. Mais falação, e o rapaz, ali, se dizendo inocente. Mas não escapa da revista. Coisa triste de se ver... O PM ali, apalpando o pobre, abrindo uma caixinha de fósforo, único objeto que portava. Finda a tarefa, mais um pouco de conversa e ele é liberado.
Solta um profundo suspiro, se benze e vai embora a passos lentos.

Assisti de camarote a um episódio de humilhação. Não posso dizer com certeza se aquele homem era ou não culpado, mas e se não fosse? Foi acusado, revistado, achacado... Que vontade que o mundo fosse um pouquinho mais cor-de-rosa!

2 comentários:

Anônimo disse...

eu nao acharia que o sujeito era culpado (seria o cumulo ele ficar parado se fosse, ne?), mas a coisa anda tao mal que as pessoas andam com medo ate da propria sombra...E a PM, no todo, eh muito despreparada...

Cacau! disse...

É... Era no mínimo estranho, o ladrão, parado, enquanto o povo discutia...