terça-feira, 18 de novembro de 2008

Didática zero

Não tenho paciência para explicar nada a ninguém. Ou melhor, tenho sim, mas só uma vez. Ensino com toda a calma do mundo, mas se a pessoa não entende... Acho que é porque quando algo me parece fácil, não acho o modo certo de passar a informação adiante, e o que acaba me irritando mais é minha dificuldade em me fazer entender pelos outros.

Esse é um exemplo clássico: estava no trabalho com minha chefe e a secretária quando chega uma escala de serviço de um hospital para o qual fornecíamos refeições transportadas. Elas estavam reclamando que a mesma estava muito mal feita, e que não dava para entender nada; resolvi pegar para dar uma olhada:
- Ué, é 12 por 60!
Esse é um tipo de escala em que se trabalha um plantão de 12 horas com folga de 60, ou seja, 2 dias e meio.
- Como você sabe?
Me olharam as duas querendo entender como eu tinha chegado a essa conclusão. E aí morava o problema... Enxergar, eu enxerguei, e pra explicar?

Lá fui eu, barrigão de quase 9 meses da primeira filha, em pé à esquerda da chefe que estava sentada à mesa, a secretária em pé à sua direita.
- Olha, só pode ser 12/60 por isso, isso e isso, entenderam?
Uma encara a outra com jeito de que não haviam entendido bulhufas.
- Não.
Aí já passei a mão na testa, irritada, para tirar o suor.
- Presta atenção, é por isso, isso e ISSO! E agora?
As duas:
- Não.

Cara, a terceira vez, então, é o fim... Já sentindo o suor escorrer pelas pernas explico tudo de novo, já sem um pingo de paciência.
- E agora?
- Ah, agora entendemos...
Ufa! Suspirei aliviada e saí feliz com a sensação de dever cumprido. Mal deixei a sala minha chefe pergunta à secretária:
- E aí, entendeu?
- Não, e a senhora?
- Também não. Mas fiquei com medo de perguntar de novo...

3 comentários:

Anônimo disse...

eu tambem nao tenho paciencia... mas acho que nem para a primeira vez!

Lilly disse...

Eu até tenho paciência. Mas uma vez perdida, nunca mais recuperada.

Cacau! disse...

Num tô sozinha!