quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Neuras

Acho que toda mãe tem suas neuras. A minha é meningite. Atualmente a dengue também, mas meningite, sei lá porque, é hours concours.

Certa vez estava em um final de plantão quando vi uma criança ser transferida do CTI para o isolamento. Resolvi me adiantar e conversar com a mãe ali no corredor mesmo.
- Oi, mãe, está indo para que leito?
- Ainda não sei...
- O que o bebê tem?
- Meningite.

Minha reação foi instintiva: parei onde estava e dei dois passos para trás.
- Ah, tá bom...
E me afastei rapidamente. Na minha sala, sabe lá Deus porquê, peguei o frasco de álcool a 70% e passei pelo corpo, cabeça, cheirei... Minha colega estranhou:
- Calma, você vai beber?

Acho que esse medo de trabalhar em hospital e levar alguma contaminação pros filhos não deve ser só meu. Resolvi falar com uma enfermeira amiga:
- I., tô com medo, tive contato com a criança com meningite...
- Fica tranquila, ela já fez 24 horas de antibiótico, não tem mais risco de contágio. Mas pra você ficar mais tranquila, faz uma solução meio-a-meio de água oxigenada 10 volumes e água filtrada e faz bochecho, isso vai limpar sua cavidade oral de possíveis micoorganismos indesejados.

Meu marido já estava me esperando na cantina. Ao me ver se aproximou para me beijar:
- Pára aí!
- Porquê?
- É que estive com uma criança com meningite.

Coincidentemente, ele parou e deu os mesmos dois passos para trás que eu.
- Vai pegar a M. na creche e dá uma enrolada por aí. Eu vou pegar um táxi e comprar água oxigenada, que a I. mandou, para dar uma descontaminada.

Assim fizemos. Chegando em casa deixei a roupa suja na área e acho que nunca me esfreguei tanto num banho. Quanto ao bochecho, fiquei um bom tempo achando que se eu abrisse a boca iriam sair bolhas. E quando minha filhinha chegou, estava devidamente higienizada para recebê-la.

Isso foi há uns dois ou três anos, felizmente a criança ficou bem e não contaminei ninguém. Cabeça de mãe é coisa que ninguém explica...

4 comentários:

Anônimo disse...

acho normal este tipo de neura, nao sei se porque eh normal mesmo ou pq sou neurotica...rsrsrs

Cacau! disse...

Somos!

Lilly disse...

Minha mãe nunca deixava que eu a tocasse quando ela chegava em casa com a roupa do hospital. Acho que tá certo mesmo...

Olha só, a confirmação é houser, me lembrou Dr.House.. rsrs

Cacau! disse...

Adoro Dr. House! Tirando Law and Order é o único seriado que tento companhar.