quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A difícil arte de pensar

Um amigo meu vai a um banco tentar pagar uma conta:
- Senhor, não aceitamos pagamentos com cheque de terceiros.
- Mas é cheque ao portador daqui dessa agência...
- São regras do banco, cheque só da própria pessoa. O senhor pode usar cartão de débito ou dinheiro.
Meu amigo já perdendo a paciência:
- Então, se o cheque é dessa agência, entra como dinheiro!
A moça não se intimida, muito menos usa os neurônios que teimam em não se comunicar:
- Acho que o senhor não está entendendo; não posso aceitar o pagamento dessa forma, se o senhor não deseja mais nada, peço que dê lugar ao próximo da fila!
E o meu amigo, num último lampejo:
- Tá bom - e lhe entrega o cheque - você pode descontar pra mim?
- Sim, sem problemas!
Dizendo isso, pega o cheque e troca por seu valor em dinheiro.
- Mais alguma coisa?
- Por favor!
E devolve o dinheiro à moça junto com a fatura:
- Quero pagar essa conta!