sábado, 24 de janeiro de 2009

Vínculos e vergonhas


Vou ao aniversário de uma amiguinha da minha filha já há uns 4 anos, e em nenhum deles a mãe incluiu cerveja no rol de bebidas da festa. Pra mim, tudo bem, não bebo mesmo, e não estou ali pelos comes e bebes. Bom, pelo menos não é o motivo principal, mesmo porque adoro um "cocrete"...

Enfim, mas para os papais, isso virou uma tortura, a ponto de alguns se recusarem a ir. E os outros arranjaram uma solução: procuram o bar mais próximo e lá se refugiam, deixando as mulheres e as crianças a ver navios.

Bem, bem, bem. Meu marido sempre foi uma espécie de cão de guarda da filha, ia atrás dela por toda e qualquer festinha, portanto ainda não havia aderido à debandada geral. Mas agora ela está crescidinha e independente, so... Lá foi ele com os rapazes, dessa última vez.

Uma das mães abandonadas ficou danada, e comentou comigo a vergonha que tinha da atitude do marido, deixar a festa por causa de cerveja. Concordei com ela, não acho bonito, falta de consideração com a anfitriã, nossa amiga. Mas ponderei e fiquei feliz ao perceber que não me sentia envergonhada... Afinal, somos marido e mulher, mas seres humanos distintos, diferentes, cada um responsável por suas escolhas e consequências destas. Enfim, eu estava lá, problema dele se resolvera ir para outro lugar. E isso é bem coisa de menino.

Mas essa constatação me abriu portas a outra divagação: e se a situação fosse outra? Me sentiria assim, desvinculada? Acho que não. Por exemplo, se ele tivesse uma dívida qualquer com um amigo e estivesse demorando a pagar, isso me incomodaria. Em que uma atitude difere da outra a ponto de interferir no meu modo de sentir?

Ainda não sei. Só sei que tudo é muuuuuito relativo.

7 comentários:

Anônimo disse...

tudo é mesmo muito relativo! Mas não colocar cerveja na festa é maldade com os homens, não?! rsrsrs

Cacau! disse...

É verdade. E é assim desde antes da lei seca...

Lilly disse...

Olha... homem não curte festa de criança. No colégio dos meus filhos são muuuitas festas. Tem homens que mesmo com cerveja não vão. Este é um assunto doloroso para mim. Abri mão de tantas coisas achando que tinha que respeitar o que fosse melhor para ele. Só que a recíproca não era verdadeira. Perdi a noção da medida.

Cacau! disse...

Ih... Nessas questões sou meio autoritária, aviso que tem festa e nem pergunto se quer ir...

Lilly disse...

Quem é a leonina e quem é a pisciana aqui? Me perdi... rsrsrs

Anônimo disse...

o meu curte festa de criança e nem liga para cerveja (rsrsrs - dei sorte, ele gosta de festa infantil e ainda adora passear no shopping!!!!!!!!!!!!!!!). Mas o normal é não gostar mesmo de festa de criança, aí precisa ter um incentivo...

Cacau! disse...

Estou na fase ascendente, que é áries...