quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Imperfeições

Lembro de ter 10 anos ou menos e questionar muito as atitudes da minha mãe. Pensava já no modo como gostaria de criar meus filhos, que eu seria perfeita. Eu sabia tudo que gostaria que feizessem comigo, seria fácil.
Mas não, não é. A experiência comprova que grande parte das vezes é praticamente impossível colocar na prática todos esses ideais. E as pessoas são diferentes... Bato nessa tecla aqui constantemente, acho que mais para me convencer, o que é bom para mim, adulta ou criança, pode não ser para minhas filhas.
Educar não é fácil. Mesmo porque o fazemos de acordo com nossas convicções, que tentamos passar para os pequenos. E muitas das nossas atitudes são questionadas, assim como eu fazia há 30 anos. E nem sempre tenho respostas... Tenho que lidar com meu cansaço, falta de paciência, disposição e frequentemente com o arrependimento por ter soltado uma palavra mais áspera nesses momentos. E com a minha própria incongruência... Aprender que não se pode permitir algo agora, por pura falta de energia de dizer não, e negar em seguida...
Me apavora a idéia de criar meninas sem limites, achando que tudo é fácil e permitido, e que certamente irão sofrer com isso mais tarde. Mas acho que com isso acabo ficando chata, impondo demais.
Minha amiga lilly está certa. Me cobro muito. Não estou nem com vontade de adicionar uma imagem a esse post.

3 comentários:

Anônimo disse...

imagino que todas as maes compartilham este seu sentimento...Acho que voce cuida e educa muito bem suas filhas! Nao se preocupe tanto...

Cacau! disse...

E vc é uma amiga fofa!

Anônimo disse...

nao sou nao! sou uma amiga displicente...