terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mistério

"Eis o mistério da fé."

Certa vez me perguntaram o que o padre queria dizer com isso. Fui criada em colégio Marista, mas confesso que muitos dos rituais católicos ou nunca compreendi ou esqueci. Penso que o mistério está em acreditar que ali estão o sangue e o corpo de Cristo. Ou seja, o mistério é acreditar, ter fé.

Não sou católica. Mas respeito toda e qualquer manifestação religiosa. Minhas convicções são particulares, baseadas na doutrina espírita, a única que conseguiu me responder todas as indagações de forma bastante simples, pisciana que sou, mística por um lado, mas extremamente racional por outro.

Mas adoro conhecer outras filosofias! O modo diferente de pensar de cada canto do planeta me encanta. Um sonho impossível é que em algum tempo possamos conviver todos em harmonia, ricos de conhecimento e da alegria de descobrir do tanto que são capazes o cérebro e a alma humanas.

Mas de fato, queria falar mais sobre fé, e estou achando muito difícil. Vou falar do que percebo em mim. Sou extremamente otimista. Sempre acho que as coisas vão melhorar, que a vida encontra seu jeito, e entendo que algumas coisas simplesmente não podem ser mudadas. Acredito em um destino flexível, que provavelmente temos algumas coisas programadas para vivenciar, mas o modo como encaramos os fatos pode nos fazer desviar de caminhos tristes ou ir de encontro a eles mais rápido.

Ontem perguntei a minha filha se ela é feliz; respondeu que sim.
- E o que te faz feliz?
Ela, sem pensar:
- Tudo!

Acho que ela já entende o que eu nem consigo explicar...

2 comentários:

Lilly disse...

Vc me deu idéia para um post. Não sei se sai bom.... lembrei de uma coisa. Olha, fé, é algo que eu tenho pensado muito a respeito. Ô teminha difícil...

Cacau! disse...

Sempre que eu tento falar sobre fé acabo divagando sobre outras coisas...