quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Rainha


Numa dessas noites em que passo a madrugada acordada, parei para assistir ao filme A Rainha. Ao final fiquei com a curiosidade de saber como o terá recebido a família real inglesa.

Não tenho o que dizer da atuação da Helen Mirren, parece que estamos vendo a própria Elizabeth II. O ator que interpreta o Tony Blair, também impecável. Não imaginava como ele havia sido importante no rumo que aquela semana retratada tomou. O príncipe Charles tem a mesma aparência de bobo da corte, e a grande decepção fica por conta das personalidades imputadas à rainha mãe e ao Duque de Edimburgo, duas malas...

Impressionante mesmo é lembrar o quão marcante foi a princesa Diana, quer na vida ou na morte, já não mais ostentando esse título. But who cares about that? Penso que muitos dos que viram o filme devem ter se lembrado do que estavam fazendo ao saber da notícia. Eu estava em casa, a noite, quando o plantão do jornalismo avisou sobre o acidente em Paris. Logo passei para a CNN, aquela sensação de incredulidade, certeza de que nada aconteceria com aqueles carros cheios de dispositivos de segurança.

Mas a notícia fatídica veio, e foi um soco no estômago comparável à morte do Ayrton Sena. O dia 31 de agosto amanheceu ensolarado, mas deixando a sensação de que estava sendo o cenário de um fato histórico. E foi. O marco do trágico fim de ato desse drama da vida real, em que a plebéia desbancou a realeza britânica...

2 comentários:

Lilly disse...

Eu adorei o filme. E é verdade, eu me lembro que estava em casa, no apartamento antigo... fiquei totalmente estática.
bjs.

Cacau! disse...

Nossa, você bateu o recorde de comentário mais rápido que já recebi! Acabei de postar! Adorei...
Bjs!