domingo, 4 de janeiro de 2009

O Marketing do nascimento

Minhas duas filhas nasceram na mesma clínica. Mas em quatro anos que as separam notei algumas diferenças.

Dessa última vez fiquei em um quarto menor, só que mais novo, quase como de hotel. Logo que retornei do Centro Cirúrgico, perto do meio-dia, estava morrendo de fome, mas não poderia comer antes das 18 horas. Estava pensando se meu pobre estômago vazio aguentaria tanta privação quando um garçom bate à porta:
- É que este é o segundo parto aqui, então estamos trazendo uma cortesia...
Ganhei dois saquinhos de biscoitos amanteigados e uma lata de Coca-cola, prontamente atacados pelo pai e pela avó do bebê.
- Ei, o parto é meu!
- Mas você não pode comer...
- Mais tarde vou poder!!!
Deixaram educadamente dois biscoitos para mim.

Mais um tempinho, nova visita:
- A senhora gostaria de fazer as unhas?
Pensei em minha filha chegando para mamar e eu: " agora não, minhas unhas não secaram..."
- Não, obrigada.
- É de graça...
Pronto. Me achou com cara de pobre.

Menos de meia hora depois, outra mocinha simpática:
- Massagem?
Eu ali, entre uma sonda vesical e o soro fisiológico no braço esquerdo.
- Não...
Essa se foi sem comentários, felizmente.

As visitas se repetiram no dia seguinte e no outro, todas as ofertas recusadas. Um pouco antes de ir embora, tudo arrumado, só faltando a obstetra chegar para assinar a alta, uma novidade:
- A senhora gostaria de uma maquiagem?

Bem, resisti a quase todas as ofertas, mas não pude recusar comprar as fotos da neném sob a forma de postais, com seus dados ao nascimento. Ótima lembrancinha para as visitas! Também não posso deixar de mencionar as duas bolsas cheias de lembranças que ganhei, uma da clínica, outra da Granado.

Agora é sério: nascimentos são momentos maravilhosos, únicos e mágicos. A primeira vez que temos contato com nossos bebês tão desejados, a construção de um vínculo para a vida toda se iniciando de fato e muitas mulheres sendo tratadas como se estivessem num spa. Penso que assim um pouco desse significado se perde... Além do que, um grande percentual desses nascimentos é através de cesareanas, procedimento que, apesar de banalizado, é uma cirurgia grande, passível de complicações. Vamos tratar esse assunto com mais cuidado e menos glamour...

Um comentário:

Anônimo disse...

tambem me ofereceram tudo isto. A senhora da unha ainda se deu ao trabalkho de criticar o "corte" das minhas unhas para me convencer a faze-las...Agora bolsa de lembranca, soh ganhei a da granado que tinha estampado de um lado Granado e do outro o nome da clinica, mas ganhei uma camisetinha (que nunca foi usada por causa do calor)da clinica! rsrsrs. To com voce, nada disto faz sentido pra mim!