quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Lógica infantil

Minha filha tem uma foto do aniversário de três anos em que está segurando R$200,00, presente da avó. Outro dia ela perguntou:

- Mãe cadê o meu dinheiro da foto?
- Ué, comprei as bonecas que você escolheu na época!
- VOCÊ GASTOU O MEU DINHEIRO???!!!
- Com o que você pediu, esqueceu?
- Mas você tinha que comprar as coisas pra mim com o seu dinheiro, não o meu!
E sai indignada.

Realmente não entendi. A avó nunca sabe o que comprar e dá dinheiro para o presente, e ela decide o que comprar.

Algum tempo depois ela volta, séria, braços cruzados, eu já havia até esquecido o motivo da zanga.
- Que cara é essa?
- Você gastou o meu dinheiro!
- Ai, de novo isso...
- Número 1: você gastou o meu dinheiro; número 2: você gastou o meu dinheiro comprando coisas pra mim; número 3: você tinha que usar o seeeeeeeu dinheiro pra comprar coisas pra mim; número 4: a vovó deu o dinheiro pra mim; número 5: eu vou fugir de casa, morar sozinha e ninguém vai poder me visitar!
- Tá bom, tá bom... Mas você pode me explicar pra que você queria esse dinheiro?
- Pra brincar de supermercado!!!!

Às vezes me culpo por deixar minha filhinha assim, bobinha... Acho que passei por momentos difíceis desde novinha e tento poupá-la de coisas mais sérias; ela vai ter a vida toda pra se preocupar com assuntos como dinheiro, quando ele é de fato necessário e quantas coisas na vida são infinitamente mais importantes... Acabo deixando que ela permaneça nesse mundo lúdico, onde dinheiro é só mais uma brincadeira... Mas é isso. Acho que ser mãe é estar eternamente em dúvida.

E só pra concluir: imprimi umas notinhas de real de brinquedo e ela ficou feliz da vida...

6 comentários:

Anônimo disse...

que bom! o meu gosta mesmo eh de dinheiro de verdade. Comecamos a fazer um cofrinho para ele e as vezes a gente abria e ele comprava o que queria. Acabou ficando mal acostumado e cortamos o cofrinho por enquanto (ele ainda eh muito novinho...)

Cacau! disse...

A avó deu um cofre cheio pra ela, e agora pensa que está rica. Mas só tem moeda de 10 e 5 centavos... Com isso ela quer comprar presente pra ela, pra irmã, pros amigos... Sempre que eu digo que alguma coisa é cara, ela corre pra pegar o cofre pra me dar o dinheiro! Estou pensando em começar a destinar um dinheirinho por mês para ela administrar, será que é cedo?

Anônimo disse...

e se vc fizer um cofre com moedas de maior valor? o cofrinho do gabriel so tinha moeda de 25, 50 e 1 real, mas a gente meio que criou um consumista... Mas a sua filha ja e mais velha e acho que ja pode entender o conceito de juntar o dinheiro e administra-lo, e acho que acabam aprendendo na pratica que nao se tem dinheiro pra tudo que se quer...

Cacau! disse...

É isso que eu queria fazer... Esse negócio de juntar moeda me dá uma certa preguiça, pensei em separar uma quantia para ela comprar papel, canetinha, essas besteirinhas que criança gosta.

Anônimo disse...

mas vc recebe moedas toda hora, nao eh? ai vc da pra ela colocar num cofrinho, assim ela vai aprendendo a juntar...

Cacau! disse...

Eu acabo gastando antes de lembrar de dar pra ela juntar...