terça-feira, 10 de março de 2009

Flores


Fiquei matutando sobre o comentário da Pat ao meu post "Misunderstood". Essa coisa do significado de algumas letras, como ele nos atinge, e como chega a milhares de outras pessoas. E no fundo é tudo uma questão de interpretação, algo muito individual, do sentimento que imprimimos ao que ouvimos, como cada palavra nos fala ao coração em momentos distintos.
Quando era adolescente e escutava algo com o que me identificava, pensava: "nossa, foi feita pra mim!" Hoje entendo que não necessariamente o compositor quis transmitir exatamente o sentido que captei.
Me ocorreu agora que os Beatles sempre negaram (óbvio!) que "Lucy in the sky with diamonds" fosse um retrato de uma "viagem" movida à LSD; se eu não me engano, John Lennon dizia que esse título era uma alusão a um desenho de seu filho mais velho. Alguém compra essa versão? E quem está certo? Ninguém! Ou todo mundo, vai da vontade do freguês...
Mesmo Chico Buarque nega muitas das interpretações mirabolantes que alguns críticos fizeram da sua obra, que eu tanto admiro. Se bem que acho que ele faz isso mais por charme... E também já assumiu ter se valido de uma enciclopédia para compor "Passaredo"...
E tudo pode mudar, aí está a riqueza que cada idioma carrega. Outro dia estava assistindo ao programa Altas Horas, e num determinado momento o Serginho Groissman, que recebia o Paulo Miklos, resloveu perguntar à plateia o que entendiam da letra de "Flores." Uma menina veio com a interessante ideia de que esta versava sobre o ponto de vista de uma pessoa morta, dentro de um caixão. O mais legal é que o compositor, ali presente, adorou o sentido, prometendo cantar da próxima vez pensando sob esse aspecto.
A seguir vai a letra. Concordam com a menina?


Flores

Composição: Tony Bellotto / Sérgio Britto / Charles Gavin / Paulo Miklos

Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro
Os punhos e os pulsos cortados
E o resto do meu corpo inteiro
Há flores por todos os lados
Há flores em tudo que eu vejo

A dor vai curar essas lástimas
O soro tem gosto de lágrimas
As flores têm cheiro de morte
A dor vai fechar esses cortes
Flores
Flores
As flores de plástico não morrem

9 comentários:

Pat Ferret disse...

Mas poesia só é poesia se for assim, né? Rsrsrs

Ai, amei essa interpretação de "Flores". Eu nem gostava muito da música, mas agora...

Cacau! disse...

Falôôôôôô!!!

Lilly disse...

Pô, tô numa fase de achar que tudo que é dor-de-cotovelo e melancólico foi escrito pra mim!! kkk

Lilly disse...

Cacau,
de novo, fiquei pensando nesse post. Descobri que certos tipos de música não são muito saudáveis para mim se estou num humor pra baixo. Ela me deixam pior e o que é impressionante: tenho tendência ao masoquismo porque continuo ouvindo!!! Que droga né...

Cacau! disse...

Hum... Vamos interpretá-la de outro modo: pode ser apenas uma mulher estressada que despedaçou as flores cultivadas pelo namorado galinha; se arranhou toda com os espinhos e ainda vai comprar flores de plástico para substituir o estrago...

Cacau! disse...

Lilly, mas o que te passou melancolia, o meu post ou a interpretação imputada à música? É que eu não escrevi com eese tom, estava apenas meditabunda, rsrsrsrs...

Lilly disse...

Nenhum dos dois... foi a constatação de que eu escuto as músicas melancólicas e me afundo no significado delas.... rsrs... acho que o trecho foi esse "E no fundo é tudo uma questão de interpretação, algo muito individual, do sentimento que imprimimos ao que ouvimos, como cada palavra nos fala ao coração em momentos distintos."

Putz... believe me... olha a palavra de confirmação. Vou postar para deixar a evidência.. matme!

André Lima disse...

Bah! Essa interpretaão é ótima! Faz todo o sentido.

É igual a uma música do Arnaldo Antunes que a Marisa Monte canta: Bem Leve, conhece? Um dia tive certeza que ele tava falando de caixão e velório, depois fiquei sabendo que parece que é isso mesmo.

Cacau! disse...

Cantei muito essa música sem dar atenção à letra. Faz todo sentido mesmo...