domingo, 22 de fevereiro de 2009

Sol mal-humorado



Estou vivendo na prática a verdade de que realmente é a cabeça que manda em tudo.

Tenho cuidado da minha mãe e das crianças, e o trabalho é mesmo braçal. Fico responsável por toda a parte de higiene, medicamentos, alimentação e tudo o mais das três. Neste período de carnaval também repito os exercícios recomendados pela fisioterapeuta, que só poderá vir na outra segunda. E no feriado, sem empregada, cuido da cozinha e dou uma geral muito de leve na casa.
A impressão é de que quando acabo uma coisa, já tem outra para fazer. E devo dizer que minha filha mais velha está ficando um pouco de lado, por ser a mais independente. O comentário sobre a dificuldade de se ter uma irmã bebê e uma avó com perna quebrada já revela isso.

Mas nos dias em que minha mãe acorda bem, sem reclamações, ou nenhuma outra coisa me incomoda, toda esta rotina fica mais leve, e levo tudo com muito bom-humor. Mas quando chora ou se lamenta muito, ou algo sai do meu controle, a reação é em cascata: fico nervosa, perco a paciência com tudo e com todos. É difícil ver alguém que gostamos sofrer, por mais que isso seja parte da atual conjuntura e não possamos fazer muito além de dar analgésicos.

Ontem pela manhã minha filha fez um desenho que continha uma menina (ela disse que era a prima), um arco-íris e um sol de mau-humor. Desconfio que eu sou o sol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Claudia, este período difícil vai passar e sua filha vai sair sem traumas desta época. Não se preocupe, é normal ficar mau humorada de vez em quando (ela nao tem uns dias de mau humor tb?), quem nao fica? Ate quando tudo estaa no seu devido lugar temos alguns momentos "azedos"...