domingo, 19 de outubro de 2008

Rivalidades


Hoje o dia está feiosinho, um vento frio corre pela casa vindo não sei de onde, pois todas as janelas estão fechadas. Dá aquela vontade de ficar embaixo das cobertas e deixar todas as tarefas para amanhã, tipo Scarlet O'Hara.


Em domingos assim gosto de ver o que está acontecendo no esporte, e tem sido um bom dia. Felipe Massa tem chance no Brasil, somos hexa no Futsal e o Fluminense está empatando com o Vitória, mas tem chance de ganhar. Não, não sou Fluminense, sou Flamengo. Mas nunca gostei desse tipo de rivalidade tipo Rio-São Paulo, Brasil-Argentina, Fla-Flu... Penso assim: se é jogo do Flamengo, sou Flamengo; se é de outro time carioca, é por ele que torço, e por aí vai. E já torci pela Argentina também, se estivesse representando nosso continente.


Essa coisa de rivalidade é muito cansativa. Algumas pessoas defendem que se for canalizada para uma forma positiva pode servir como fator de desenvolvimento, pois estaremos sempre tentando superar um adversário que consideramos melhor, ou manter a superioridade sobre algum desafeto. Mas é difícil manter esse equilíbrio, e na maioria das vezes tudo descamba para ódios ridículos e violência sem sentido. Sendo assim, prefiro continuar cultivando esse meu modo de pensar, torcendo pelos outros, pela vida, e porque não? Pelo Fluminense também...

Um comentário:

Lilly disse...

Um dia eu chego lá... ;)