quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Acreditação


Trabalho em um Instituto que passou por um processo de Acreditação. Quando fui para lá não fazia a menor idéia do que era isso, mas é algo mais ou menos assim: O hospital (nesse caso) contrata uma empresa por um bom dinheiro, que após uma avaliação inicial de toda estrutura física, de recursos humanos, assistencial, enfim, tudo que se possa imaginar, traça um perfil da situação encontrada (geralmente péssimo!) e de tudo que precisa ser mudado para que seja concedido um certificado de excelência de serviços prestados. Pronto, é tipo uma ISO.


Posso dizer que foram alguns anos de preparação, muitas reuniões, mudanças no organograma, chefias reformuladas, protocolos, manuais, termos de consentimento para tudo e mais um pouco. Cada visita dos avaliadores era como uma entrevista com inquisidores, alguns com a cara feia como se estivessem sentindo cheiro ruim, outros um pouco mais simpáticos. Costumava trabalhar estressada, parecia que tudo acabava em inquérito! Era um tal de Comissão de Óbitos, Comissão de Suspensão de Cirurgias, Comissão do que se possa imaginar. Era tudo muito incipiente, e a maioria das pessoas não estava acostumada a trabalhar desse modo; foi um duro aprendizado, mas hoje, olhando para trás, posso dizer que foi bastante enriquecedor.


Bem, e chegou a hora da avaliação final: três dias de visita, tudo previamente agendado, passagem por todos os setores, conversas com os funcionários. Eu, nessa hora, dei muito azar. Por ser plantonista, estaria escalada em dois dos três dias, e para mal dos meus pecados, tive que estar presente no terceiro também, pois neste estava marcado um evento que realizamos anualmente. Ai, ai...


Logo no primeiro dia fui inquirida no CTI, pois fazia parte da equipe na época. Tremia ao responder ao avaliador mal-humorado, mas me saí razoavelmente bem. O segundo começou da pior forma. Estava muito tensa por ser o dia da visita à minha Área e do evento que organizamos, e ao passar pela rampa que dá acesso à cantina, pensava: "vou começar o dia com o pé direitooooooooooaaaaaaaai!!!!! Meleca, quem encerou a rampa?" É isso aí, foi só colocar o tal do pé direito no chão para ele deslizar e me fazer tombar pesadamente sobre meu pobre joelhinho esquerdo. Fiquei com um baita de um hematoma... Felizmente a maré de azar parou por aí, e o restante do dia fluiu sem maiores estragos; tudo bem no evento, visita à área física do meu setor e entrevista com o moço bonzinho, sem estresse.


Quando eu já estava feliz e tranquila da vida, achando que o terceiro dia para mim iria passar em brancas nuvens, é anunciada uma tal de uma reunião final com as chefias de todas as áreas, e a minha resolveu me levar. Foi no auditório pequeno, cada serviço era questionado separadamente, a chefe se levantava e ia passar vergonha lá na frente, diante de todo mundo. Nisso a minha chefe se vira para mim e diz: "se for assunto x, vou eu, se for y, vai você." Momento para um mantra - x,x,x,x,x,x,x,x... Devo dizer que não funcionou. A avaliadora inglesa chama alguém do meu serviço para falar sobre o assunto y. Como o que não tem remédio, remediado está, respiro fundo e digo: "é comigo!" Me levanto e caminho a passos firmes até a bancada, e mais uma vez pude responder a tudo que me foi perguntado sem hesitação. Foi a sensação do gol da vitória na final do campeonato, ainda mais depois de ver algumas chefias passarem por um certo constrangimento antes de mim.


Nossa, que dias foram aqueles... Depois que tudo passou, olhei para minha chefe e com um suspiro disse: "acabou..." Foi a deixa para receber um abraço que me emocionou muito, um misto de agradecimento, choro, soluços, alívio. Tivemos ali um momento de comunhão entre duas pessoas que começam a se entender como boas amigas, amizade que realmente vem se confirmando desde então. Sou amiga da chefe sim, e daí? Isso é possível, que bom!


Querem saber se recebemos o Certificado? Sim! Mas apenas no ano seguinte, após o acerto de algumas pendências verificadas durante essa visita. Só que a Acreditação não é um processo concluído, é dinâmico, a excelência é buscada diariamente. E esse Certificado vale por três anos apenas. Em 2009 passaremos por tudo novamente. E espero sinceramente ter apenas finais felizes para registrar aqui...

2 comentários:

Lilly disse...

Cacau,
desculpe mas tenho que comentar. Acreditação é desses termos que alguém pega uma metodologia em inglês, resolve traduzir, aí na falta de palavras que exprimam exatamente o termo em inglês, inventam uma!!! rsrsrs....
Brincadeiras a parte, sei bem como é a sua sensação. Eu vivo em projetos, então este tipo de stress é bem familiar para mim. Parabéns pelo êxito!
Beijos.

Cacau! disse...

É... Na falta de algo que fosse mais próprio, accreditation virou acreditação. Pior ainda é quando temos o termo em português e mesmo assim o povo inventa: por exemplo,ouço muito "estartar" quando um simples "começar" resolveria tudo...