quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Divagações


Minha segunda gestação foi parte de uma época literalmente fértil no trabalho. Mais quatro colegas esperavam meninas para datas próximas à minha. Uma, particularmente, tinha uma idade gestacional com diferença de 1 ou 2 semanas para mim. Era sua primeira filha, e começamos a dividir nossas experiências, os enjôos, primeiras compras, sensações... Eu me achando muito importante, pois já tinha uma filha, podendo explicar as coisas com aquele ar de superioridade de quem já passou pela situação. Comecei a me sentir muito próxima dela, uma moça sensível, com senso de humor, feliz ...
Mas aí acontece algo difícil de se explicar... Ela perde a neném no 5º mês... Ah, como eu sofri com ela, por ela, pela criança... Como me senti culpada pela minha barriga que continuava a crescer, minha filhinha ali, saudável... Como me senti pequena sendo consolada por ela, quem mais estava sofrendo, mas que demonstrava uma força espiritual incrível! E como torço hoje para que seja presenteada com um bebê o mais rápido possível!

Hoje minha caçula está com 8 meses e se desenvolve normalmente. Já voltei ao trabalho e um pouco dessa culpa ainda me persegue sempre que esta colega está presente e algo na conversa nos leva a comentar sobre filhos. Será que ela lembra da sua filhinha e fica triste? Será que devo evitar o assunto para não magoá-la ou o melhor é agir naturalmente e deixar a vida fluir? Um dia crio coragem e pergunto a ela. E torço muito mesmo para que sua recompensa venha em breve.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora entendo porque vc perguntou isso naquele dia! Muito legal essa sua preocupação comigo. É tão difícil encontrar alguém assim. Mas tb sou assim como vc. Fiquei muito chateda comigo mesma por ter pedido à minha mãe para te ligar no dia que tudo me aconteceu. Tive medo de abalar sua gestação. Não fica se sentindo culpada por nada não. Estou muito feliz, pois tenho certeza que o que aconteceu foi o melhor para minha filhinha e para mim. Como diz aquela canção: ..."ando devagar porque já tive pressa, ..." Tudo deve ser no tempo de Deus, e não no nosso. Beijos

Cacau! disse...

Você é muito especial, menina. Fique com Deus e obrigada pelo comentário.