quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Made in China


Uma amiga voltou recentemente de uma temporada na Austrália e teve a delicadeza de trazer lembranças para minhas filhas: um canguru fofo para a mais velha, e para a caçula, um pratinho do Pooh. Peguei-o, pensando cá comigo: "vai rolar uma papinha de banana num legítimo prato australiano... made in china"?

De uns tempos prá cá tenho a impressão de que tudo que eu compro vem da China. Da calcinha à câmera digital, passando por 99% dos brinquedos das crianças. Fico pensando na exploração do trabalho infantil, na mão de obra a custo baixíssimo e como somos coniventes com isso tudo ao consumir esses produtos. Ah, meleca, pra quê eu fui olhar o fundo do prato?

Um comentário:

Lilly disse...

Sabe, Cacau, eu também pensava como você. Só que assisti uma entrevista da Sonia Bridi que viveu como correspondente na China e inclusive escreveu o livro "Laowai". A questão é como retirar da mais absoluta miséria milhões e milhões de chineses. Ela dá uma pincelada diferente neste tema. É algo para se pensar. Eu ainda não li o livro mas fiquei com muita vontade.