quinta-feira, 16 de abril de 2009

Gentileza gera gentileza


Ao sair do trabalho hoje dei uma desviada para fazer compras. Cansada, acabei preferindo voltar de táxi. Vim quieta, pensando na vida, sem muito conversar com o motorista. Chegando ao destino, dei uma nota de R$ 50,00 para pagar a corrida de R$ 15,00.

- O senhor quer cinco reais?

- Não precisa não...

E me devolveu uma nota de vinte e três de cinco.

Me vi com aquela quantidade de dinheiro trocado e propus uma troca:

- O senhor não quer ficar com quatro notas de cinco reais e me dar uma de vinte? Ando muito de táxi e está bem difícil conseguir troco...

Ele aceitou na hora, concordando comigo.

Subi, e ao chegar em casa percebi que havia esquecido a sacola no carro. Ai, que vontade de chorar... Passei por algums lojas para comprar o que precisava, e lá se fora o meu tempo perdido. Mas tudo bem, fazer o quê. No dia seguinte teria que repetir o percurso.

Já estava me conformando quando toca o interfone, e para a minha surpresa era o motorista de táxi!!! Pela janela pude vê-lo conversando com vizinhos, provavelmente agradecendo por terem informado o meu apartamento. Desci feliz da vida...

- Puxa, obrigada, que gentileza a sua ter vindo entregar a sacola!

- É, já estava longe quando vi. Mas voltei porque a senhora parece uma boa pessoa.

Fiquei me perguntando se o fato de ter oferecido o dinheiro trocado a ele ajudou em sua decisão tão simpática de me devolver os pacotes sem saber seu conteúdo. Prefiro pensar que sim. E confiar não só na natureza humana, mas também que gentileza gera gentileza...

Opa! Acabo de me dar conta que este é o meu post de número 400. Que bom comemorar essa marca com uma mensagem otimista! E agradeço às minhas três leitoras pela preferência, rsrsrs...

5 comentários:

Pat Ferret disse...

Na condição de uma das "mosqueteiras", queria dizer "Não tem de quê". Vc escreve bem e ler suas letrinhas não nos causa qqr esforço... Rsrsrsrs ;-)

Lilly disse...

Quer dizer que eu perdi o 400?

Legal a gentileza do motorista. Adoro isso. Hoje em dia tá difícil!

carla disse...

este tipo de atitude do taxista me faz acreditar que ainda existem pessoas corretas, mas imagino que a sua atitude tenha influenciado a dele sim...

Cacau! disse...

Gostei, mosqueteiras... Então eu sou D'Artagnan! É assim que escreve?
Como assim, Lilly, perdeu o 400? Procura q vc acha!!!!!
Carla e Lilly, felizmente ainda dá pra encontrar mta gente legal por aí.

carla disse...

concordo plenamente com o comentário da Pat!