domingo, 19 de abril de 2009

Fogo!


Lá pelas cinco da manhã de hoje acordei com a neném chorando. Ainda meio atordoada ouvi uma confusão de vozes que pensei vir da TV da minha mãe. Logo em seguida ela entrou em meu quarto pilotando o andador:

- Filha, está pegando fogo lá embaixo!

Nossa, que susto! Meu marido levantou num pulo e já me preparava para pegar as crianças e minha mãe quando ele me segurou:

- Não, você fica!

Na verdade era um dos carros de um morador do quarto andar. Ficamos na janela do quarto da minha mãe, que dá para a parte interna do prédio, e o cenário era mesmo de assustar. Ouvi os gritos que pediam para que alguém ligasse para os bombeiros, e corri para o telefone. Na confusão, fiquei alguns segundos olhando para o aparelho em minhas mãos sem lembrar qual botão apertar. O número me veio fácil à cabeça, esta semana estudei para a prova de renovação de habilitação e assisti a um treinamento da brigada de incêndio no trabalho. Caramba, mas o 193 só dava ocupado! Algumas tentavivas e atende uma voz sonolenta:

- Alô...

- É do corpo de bombeiros? Tem um carro pegando fogo aqui na rua C.B.!

- Ah, é um carro? Tô indo.

E desligou na minha cara. O Tico e o Teco demoraram um pouquinho para concluir que provavelmente outra pessoa já teria avisado do fogo e dado o endereço.

Enquanto isso podíamos ver e escutar o nervoso dos homens tentando acionar a mangueira do prédio e os estalos de algo que parecia vidro quebrando (depois soube que eram as telhas próximas que não aguentaram o calor), enquanto a fumaça subia em quantidade, enchendo principalmente os apartamentos de fundos mais baixos.

Saí com a pequena da janela de trás e fui para as da frente, e abri para deixar a fumaça que já enchia o apartamento sair. A menina mais velha dormia tranquilamente, sem suspeitar da confusão. Felizmente, provavelmente ela teria ficado bastante assustada.

Pior mesmo foi ouvir alguém gritar sobre o risco do fogo atingir o gás. Nossa, como a pânico deixa a gente meio besta! Achei que era da tubulação do prédio que falavam, mas na verdade o perigo era o cilindro de gás natural do próprio carro, instalado na traseira.

Pareceu uma eternidade para os bombeiros chegarem, e de fato demoraram mesmo, a sorte é que um vizinho da rua, que é bombeiro, veio ajudar. A mangueira do prédio, inicialmente sem pressão de água, funcionou bem, e os brigadistas não tiveram muito que fazer.

Logo meu marido subiu contando que provavelmente houve uma pane na parte elétrica do carro, que ficou destruído. O dono estava meio em estado de choque, e para completar, não tinha seguro... Fiquei surpresa, era um automóvel desses grandes, novo, tipo pick-up, que eu não me atreveria a encostar o dedo enquanto não estivesse coberto. Mas parece que o seguro é muito caro. É o tipo de coisa que não entendo. Melhor ter um carro mais barato, que eu possa assumir todas as despesas, que ter um de luxo que eu não possa arcar com elas. E ficar no prejuízo total. Total não, pois graças à Deus, ninguém se machucou.

Agora só resta limpar os apartamentos que ficaram imundos. Minha vizinha de porta estava arrumando forças para começar. E trocar as calhas de proteção das janelas da frente do meu carro que derreteram. Era o único estacionado perto do que estava em chamas, felizmente o prejuízo foi mínimo.

Mas eu que fiquei zureta de vez. Acabei de ouvir meu amigo padeiro buzinar e pedi quatro pãezinhos. Ele ficou assustado quando dei seis reais para pagar a conta.

- Não, moça, é R$ 1,20!

- Ih, fiz conta a R$1,50 cada...

- Assim eu ia ficar rico!

É. Acho que o incêndio cozinhou meus miolos.

4 comentários:

Lilly disse...

Ser acordada desse jeito... desnorteia mesmo... nossa....

Pat Ferret disse...

Pense pelo lado positivo: pelo menos os carros brasileiros não EXPLODEM à primeira fagulha, como os carros de filmes americanos... Rsrsrsrs

Depois que uma situação assim acaba, a gente até brinca mas, na hora, deve mesmo ter sido um horror. Nem sei direito o que faria, no seu lugar... :-P

carla disse...

Imagino o susto! Sabe, também não entendo porque alguém com pra algo que não pode sustentar...carro sem seguro no RJ?! Já trocou suas calhas?

Cacau! disse...

O susto foi grande mesmo, por um tempinho a gente fica com medo que a situação se repita. Fiquei com medo também de todas essas portas fechadas da minha casa e prédio, acho que ia me perder com ochaveiro se precisasse sair correndo.
Ainda não troquei as calhas. Pra falar a verdade, nem reparei que estavam derretidas...