terça-feira, 28 de julho de 2009

Gravidade

Mãe é um bicho tendencioso. A gente sempre acha que nossos filhos são o máximo. E são mesmo ! (Eu não fujo à regra...) Prestem atenção ao diálogo que se segue:

- Mãe, porque a água cai assim tão rápido no copo quando a gente vira a garrafa?

A menina de 5 anos faz a pergunta enquanto executa a ação mencionada.

- É a lei da gravidade...

Falei e me arrependi na hora. Eu e minha mania de simplificar tudo. Já estava me preparando para falar da tal maçã que caiu da árvore enquanto ela, fisionomia pensativa, chegava às suas próprias conclusões:

- Quer dizer que se não fosse a gravidade a gente ia ficar flutuando?

Confesso que fiquei sem resposta. De fato as crianças de hoje recebem uma gama de informações e numa velocidade que superam e muito a minha geração, mas me impressionou o fato de que ela não apenas reproduziu uma mensagem memorizada, mas extrapolou o parco conteúdo da minha resposta evasiva com uma conclusão bem madura para sua pouca idade.

Nota dez para ela, zero para mim.

6 comentários:

Lilly disse...

É Cacau... tem que melhorar a velocidade da sua resposta... rsrs

Cacau! disse...

E a qualidade!

carla disse...

eu também acho a sua filha o máximo! Ela é tão novinha para este tipo de conclusão, não é?

Cacau! disse...

Ah, vou ter que concordar, rs...

Pat Ferret disse...

Isso, só pq a ciência, de repente, não é tão misteriosa qto nos parecia.

Vc só se assusta por comparação com o que VOCÊ era, uns (vixe!) 35 anos atrás. Como mãe, devia era ficar feliz pq, com uma criança com tamanha capacidade dedutiva, tudo fica MUITO mais fácil de explicar!... ;-)

Cacau! disse...

Nossa, claro que fico feliz... E orgulhosa. Mas na verdade acho que existe uma explicação para essa minha resposta rápida e rasteira. Ela não tem paciência para ouvir! Se eu não for ligeira, fico falando para as paredes...